GRUPO 1 :O uso das tics na escola
3 participantes
Página 1 de 1
o uso das tecnologias na escola
Admin escreveu:Neste espaço discutiremos o uso das Tics na escola
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional.
Elayne Cristina- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2010
Re: GRUPO 1 :O uso das tics na escola
Elayne Cristina escreveu:Admin escreveu:Neste espaço discutiremos o uso das Tics na escola
apresentação
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional.
justificativa
As inovações tecnologicas e as inúmeras possibilidades que essas tecnologias podem nos trazer, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado na aréa educacional. Acreditamos que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim o nosso projeto sobre o uso das Tics na escola se justifica pelo fato das mesmas estarem em constante evolução, e com issso é preciso estarmos preparados para encarar os desafios presente nesse mundo de globalização.
Elayne Cristina- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2010
Re: GRUPO 1 :O uso das tics na escola
Elayne Cristina escreveu:Elayne Cristina escreveu:Admin escreveu:Neste espaço discutiremos o uso das Tics na escola
apresentação
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional.
justificativa
As inovações tecnologicas e as inúmeras possibilidades que essas tecnologias podem nos trazer, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado na aréa educacional. Acreditamos que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim o nosso projeto sobre o uso das Tics na escola se justifica pelo fato das mesmas estarem em constante evolução, e com issso é preciso estarmos preparados para encarar os desafios presente nesse mundo de globalização.
Objetivo geral
Compreender que o desenvolvimento cientifico e tecnologico disponibiliza aos gestores, professores e alunos a formação e aquisição de novas habilidades, valores e atitudes que abrem novas perspectivas para a renovação da educação escolar.
Objetivos especiíficos
Propiciar o desenvolvimento de competencias e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da ciencia e tecnologia;
Integrar diversas tecnologias as práticas de ensino/aprendizagem;
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver idéias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes.
Público alvo
Gestor, professor e alunos.
Considerações Finais
Diante do cenário em que vivemos nas diversas escolas, vimos que o uso das Tics permite ao homem interagir com o contexto e com os objetos nele existentes, podendo assim atuar sobre esses objetos e retirar deles informações que lhes são significativas. O professor necessita desafiar os educandos a darem significados novos, incentivando-os a criar soluções para possíveis problemas existentes em seu contexto. Pois o ensino/aprendizagem nunca foram tão dicutidos e as tecnologias começam a estar cada vez mais próximas do educador e do educando. Sendo assim a inserção das Tics na educação escolar oportuniza romper com as paredes da sala de aula e o seu uso permite ler, atrubuir significados, atraves da troca de informações e experiências.
Elayne Cristina- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2010
Re: GRUPO 1 :O uso das tics na escola
"Elayne Cristina"Neste espaço discutiremos o uso das Tics na escola
Apresentação
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional. A incorporação das TICs, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
Justificativa
Ao explorar as potencialidades das TIC no seu cotidiano, principalmente com o acesso à Internet , a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses,sendo assim as inovações tecnologicas e as inúmeras possibilidades que essas tecnologias podem nos trazer, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado na aréa educacional. Acreditamos assim que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma o nosso projeto sobre o uso das Tics na escola se justifica pelo fato das mesmas estarem em constante evolução, e com issso é preciso estarmos preparados para encarar os desafios presente nesse mundo de globalização.
Objetivo geral
Compreender que o desenvolvimento cientifico e tecnologico disponibiliza aos gestores, professores e alunos a formação e aquisição de novas habilidades, valores e atitudes que abrem novas perspectivas para a renovação da educação escolar.
Objetivos especiíficos
Propiciar o desenvolvimento de competencias e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da ciencia e tecnologia;
Perceber como acontece o emprego das TIC para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
Integrar diversas tecnologias as práticas de ensino/aprendizagem;
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver idéias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes.
Público alvo
Gestor, professor e alunos.
Considerações Finais
Diante do cenário em que vivemos nas diversas escolas, vimos que o uso das Tics permite ao homem interagir com o contexto e com os objetos nele existentes, podendo assim atuar sobre esses objetos e retirar deles informações que lhes são significativas. Para isso o professor necessita desafiar os educandos a darem significados novos, incentivando-os a criar soluções para possíveis problemas existentes em seu contexto. Vale ressaltar que o ensino/aprendizagem nunca foram tão discutidos e as tecnologias começam a estar cada vez mais próximas do educador e do educando.
A princípio, as tecnologias foram introduzidas nas atividades administrativas da escola para agilizar o trabalho da secretaria. Hoje percebe-se sua presença dentro do processo de ensino e aprendizagem, sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas apenas como uma atividade adicional e, com certa freqüência, como aula de informática. Em uma perspectiva mais inovadora, isso acontece na forma de projetos extraclasses, desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados de facilitar e coordenar o uso do laboratório de informática.
Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, bem como da necessidade de envolver os gestores nessas atividades, uma vez que, sem a participação deles as atividades se restringem a esparsas práticas de sala de aula. Ao atingirmos esse patamar, a nova tomada de consciência leva à percepção de que o papel do gestor não é apenas o de promover condições para o uso efetivo das TIC em sala , mas que sua inserção implica numa gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.
Dessa forma a inserção das Tics na educação escolar oportuniza romper com as paredes da sala de aula e o seu uso permite ler e atribuir significados atraves da troca de informações e experiências.
Apresentação
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional. A incorporação das TICs, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
Justificativa
Ao explorar as potencialidades das TIC no seu cotidiano, principalmente com o acesso à Internet , a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses,sendo assim as inovações tecnologicas e as inúmeras possibilidades que essas tecnologias podem nos trazer, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado na aréa educacional. Acreditamos assim que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma o nosso projeto sobre o uso das Tics na escola se justifica pelo fato das mesmas estarem em constante evolução, e com issso é preciso estarmos preparados para encarar os desafios presente nesse mundo de globalização.
Objetivo geral
Compreender que o desenvolvimento cientifico e tecnologico disponibiliza aos gestores, professores e alunos a formação e aquisição de novas habilidades, valores e atitudes que abrem novas perspectivas para a renovação da educação escolar.
Objetivos especiíficos
Propiciar o desenvolvimento de competencias e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da ciencia e tecnologia;
Perceber como acontece o emprego das TIC para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
Integrar diversas tecnologias as práticas de ensino/aprendizagem;
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver idéias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes.
Público alvo
Gestor, professor e alunos.
Considerações Finais
Diante do cenário em que vivemos nas diversas escolas, vimos que o uso das Tics permite ao homem interagir com o contexto e com os objetos nele existentes, podendo assim atuar sobre esses objetos e retirar deles informações que lhes são significativas. Para isso o professor necessita desafiar os educandos a darem significados novos, incentivando-os a criar soluções para possíveis problemas existentes em seu contexto. Vale ressaltar que o ensino/aprendizagem nunca foram tão discutidos e as tecnologias começam a estar cada vez mais próximas do educador e do educando.
A princípio, as tecnologias foram introduzidas nas atividades administrativas da escola para agilizar o trabalho da secretaria. Hoje percebe-se sua presença dentro do processo de ensino e aprendizagem, sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas apenas como uma atividade adicional e, com certa freqüência, como aula de informática. Em uma perspectiva mais inovadora, isso acontece na forma de projetos extraclasses, desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados de facilitar e coordenar o uso do laboratório de informática.
Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, bem como da necessidade de envolver os gestores nessas atividades, uma vez que, sem a participação deles as atividades se restringem a esparsas práticas de sala de aula. Ao atingirmos esse patamar, a nova tomada de consciência leva à percepção de que o papel do gestor não é apenas o de promover condições para o uso efetivo das TIC em sala , mas que sua inserção implica numa gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.
Dessa forma a inserção das Tics na educação escolar oportuniza romper com as paredes da sala de aula e o seu uso permite ler e atribuir significados atraves da troca de informações e experiências.
Elayne Cristina- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2010
Re: GRUPO 1 :O uso das tics na escola
A escola tem procurado integrar – com maior ou menor dificuldade – os avanços tecnológicos que se dão em esferas sociais que a ultrapassam. E esta dificuldade de integração das tecnologias na escola prende-se tanto com a concepção de escola e das suas funções e organização como com a vontade de alunos, educadores e professores. Integrar as TIC na escola e na sala de aula significa viver as atividades escolares com a consciência de que existem meios (informáticos) aos quais se pode recorrer sempre que isso se perspective como pertinente, mas mantendo a ideia de que haverá tarefas e momentos em que as estratégias de trabalho na sala de aula poderão sugerir simplesmente não ligar os computadores.Elayne Cristina escreveu:"Elayne Cristina"Neste espaço discutiremos o uso das Tics na escola
Apresentação
No mundo globalizado em que vivemos hoje, inserir-se na sociedade da informação não quer dizer que devemos apenas ter acesso à tecnologias de informações e comunicaçoes - Tic, mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca de informaçoes que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu proprio contexto. Assim, o desafio com uso das Tics nas escolas é o de descobrir novas formas de usos que sejam criativas e significativas para aqueles que fazem parte do processo educacional. A incorporação das TICs, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
Justificativa
Ao explorar as potencialidades das TIC no seu cotidiano, principalmente com o acesso à Internet , a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses,sendo assim as inovações tecnologicas e as inúmeras possibilidades que essas tecnologias podem nos trazer, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado na aréa educacional. Acreditamos assim que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma o nosso projeto sobre o uso das Tics na escola se justifica pelo fato das mesmas estarem em constante evolução, e com issso é preciso estarmos preparados para encarar os desafios presente nesse mundo de globalização.
Objetivo geral
Compreender que o desenvolvimento cientifico e tecnologico disponibiliza aos gestores, professores e alunos a formação e aquisição de novas habilidades, valores e atitudes que abrem novas perspectivas para a renovação da educação escolar.
Objetivos especiíficos
Propiciar o desenvolvimento de competencias e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da ciencia e tecnologia;
Perceber como acontece o emprego das TIC para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
Integrar diversas tecnologias as práticas de ensino/aprendizagem;
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver idéias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes.
Público alvo
Gestor, professor e alunos.
Considerações Finais
Diante do cenário em que vivemos nas diversas escolas, vimos que o uso das Tics permite ao homem interagir com o contexto e com os objetos nele existentes, podendo assim atuar sobre esses objetos e retirar deles informações que lhes são significativas. Para isso o professor necessita desafiar os educandos a darem significados novos, incentivando-os a criar soluções para possíveis problemas existentes em seu contexto. Vale ressaltar que o ensino/aprendizagem nunca foram tão discutidos e as tecnologias começam a estar cada vez mais próximas do educador e do educando.
A princípio, as tecnologias foram introduzidas nas atividades administrativas da escola para agilizar o trabalho da secretaria. Hoje percebe-se sua presença dentro do processo de ensino e aprendizagem, sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas apenas como uma atividade adicional e, com certa freqüência, como aula de informática. Em uma perspectiva mais inovadora, isso acontece na forma de projetos extraclasses, desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados de facilitar e coordenar o uso do laboratório de informática.
Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, bem como da necessidade de envolver os gestores nessas atividades, uma vez que, sem a participação deles as atividades se restringem a esparsas práticas de sala de aula. Ao atingirmos esse patamar, a nova tomada de consciência leva à percepção de que o papel do gestor não é apenas o de promover condições para o uso efetivo das TIC em sala , mas que sua inserção implica numa gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.
Dessa forma a inserção das Tics na educação escolar oportuniza romper com as paredes da sala de aula e o seu uso permite ler e atribuir significados atraves da troca de informações e experiências.
A integração das TIC na atividade escolar passa necessariamente pela naturalização do uso das TIC por parte do professor tal como acontece com todos os recursos que habitualmente usa nas aulas (livros, fichas de trabalho, lápis, etc). Essa naturalização dá-se progressivamente, passo a passo, e requer o reconhecimento da utilidade das TIC na atividade docente, o reconhecimento de que o uso das TIC tem um sentido transformador em algumas práticas l, ou seja, que as TIC não devem ser usadas para simplesmente reforçar as formas de trabalho anteriores. É necessário aproveitar pedagogicamente tal oportunidade, fazendo-a reverter positivamente a favor das aprendizagens dos alunos. Isto não significa apenas integrar os computadores em atividades curriculares específicas mas inclui também procurar criar ambientes de aprendizagem estimulantes, abertos, que apelem à autonomia e responsabilidade dos alunos e ao assumir um papel ativo, por parte dos mesmos nas suas aprendizagens e nas aprendizagens dos colegas .
Elayne Cristina- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/05/2010
O uso das TICs na Escola
[quote="Admin"]A incorporação das Tecnologias da informação e comunicação_TIC, na escola,contribuiu para expandir o acesso à informação atualizada e principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as areas administrativas, pedagógicas e informacional da escola.
Maria Ednalva- Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/05/2010
Tópicos semelhantes
» Grupo 2: Projeto multidisciplinar com a integração das tics
» Grupo 3: O uso da mídia televisiva na sala de aula
» Grupo 4: O trabalho de interação entre virtual e presencial
» Grupo 5: O novo papel do professor na docência on line
» Grupo 3: O uso da mídia televisiva na sala de aula
» Grupo 4: O trabalho de interação entre virtual e presencial
» Grupo 5: O novo papel do professor na docência on line
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|