Grupo 2: Projeto multidisciplinar com a integração das tics
3 participantes
Página 1 de 1
Grupo 2: Projeto multidisciplinar com a integração das tics
Discutiremos aqui possibilidades de trabalhos multidisciplinares com o uso das tics
O que são tecnologias e por que elas são essenciais
As tecnologias são instrumentos,equipamentos desenvolvidos pelo homem para suprir suas necessidades,melhorar sua forma de viver e até mesmo garantir sua sobrevivência. Desde o início da humanidade o homem faz uso de determinadas tecnologias que caracterizam sua forma de vida e seu momento histórico,seja uma inovação que traga ganhos para a sociedade ou apenas para favorecer uma pequena parcela que busca a permanência no poder e do domínio sobre as demais ,tanto no campo intelectual, econômico , cultural e social. A tecnologia não é um saber sem significado e sem conexões. Ao contrário, ela representa uma evolução em relação à técnica. Como apontado por alguns autores, a tecnologia surge como um aprofundamento de um processo de racionalização da civilização que repercute na técnica. A tecnologia tem dinâmica própria e, embora tenha interação com a ciência, ela busca conhecimentos específicos. A tecnologia é estilo de trabalho, de pesquisa, que incorpora metodologias e conceitos. A tecnologia não é neutra nem está acima dos conflitos e interesses humanos. Nas sociedades industriais, a tecnologia têm sido apontada como fator chave para o crescimento e desenvolvimento econômico, esperança de um mundo melhor, força que transforma e liberta os homens de trabalhos degradantes e embrutecedores. O desenvolvimento tecnológico amplia a capacidade humana de sobrevivência e permite o acesso a novos bens e serviços. Em defesa dessa ideia apontam-se avanços como a redução da mortalidade, a erradicação de doenças, a disponibilidade de meios mais rápidos de transporte e comunicação, o aumento do nível educacional e a ampliação do acesso a bens culturais. Por outro lado, embora os aspectos do desenvolvimento tecnológico sejam notáveis, muitos efeitos nocivos se fazem sentir, especialmente a influência da tecnologia nas guerras, na dominação e manipulação das sociedades pelos meios de comunicação de massa e a sua interferência nas condições de vida no planeta. Esses aspectos negativos têm gerado intenso debate e reflexão sobre a importância da tecnologia para o desenvolvimento do homem. A crença cega e otimista tem sido revista, pois se verifica que conhecimento e progresso material não estão desvinculados de riscos, e sabemos que desenvolvimento material não significa, necessariamente, felicidade e progresso moral dos povos.
Última edição por Dominique gomes da Rocha em Sáb maio 29, 2010 10:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : continuação do relato)
Dominique gomes da Rocha- Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2010
Continuação
As novas tecnologias permitem acessar conhecimento transmitidos não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, fotos, vídeos, etc. Nos últimos anos, a informação deixou de ser uma área ou especialidade para se tornar uma dimensão global, transformando profundamente a forma como a sociedade se organiza, a partir dos anos 1990 este momento ficou conhecido como o início da era tecnológica. Diante deste novo cenário a escola enfrenta um processo de questionamento quanto a sua função diante da atual sociedade. Segundo Gadotti: " As novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos,(2000).
Luzani oliveira da silva- Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/05/2010
Re: Grupo 2: Projeto multidisciplinar com a integração das tics
[quote="Luzani oliveira da silva"]As novas tecnologias permitem acessar conhecimento transmitidos não apenas por palavras, mas também por imagens, sons, fotos, vídeos, etc. Nos últimos anos, a informação deixou de ser uma área ou especialidade para se tornar uma dimensão global, transformando profundamente a forma como a sociedade se organiza, a partir dos anos 1990 este momento ficou conhecido como o início da era tecnológica. Diante deste novo cenário a escola enfrenta um processo de questionamento quanto a sua função diante da atual sociedade. Segundo Gadotti: " As novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos",(2000). Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas novas tecnológias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual, que requerem o desenvolvimento de programas de formação continuada para educadores com o objetivo de utilizá-los não apenas como ferramentas pedagógicas mas também como objeto de estudo.
Mesmo que os recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula, através dos nossos alunos que estão em constante contato. A linguagem produzida na interação entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-se do gênero do livro didático, da linealidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. No entanto, para que o professor possa expandir o seu olhar para outros horizontes é necessário uma práxis reflexiva sobre a integração entre mídias e conhecimento, propiciando as interconeções entre aprendizagem e informações adquiridas, cognição e contexto, bem como o redimensionamento do papel da escola como uma organização produtora de conhecimento.
Mesmo que os recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula, através dos nossos alunos que estão em constante contato. A linguagem produzida na interação entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens, cuja comunicação resulta do encontro entre palavras, gestos e movimentos, distanciando-se do gênero do livro didático, da linealidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar. No entanto, para que o professor possa expandir o seu olhar para outros horizontes é necessário uma práxis reflexiva sobre a integração entre mídias e conhecimento, propiciando as interconeções entre aprendizagem e informações adquiridas, cognição e contexto, bem como o redimensionamento do papel da escola como uma organização produtora de conhecimento.
Dominique gomes da Rocha- Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2010
Tópicos semelhantes
» GRUPO 1 :O uso das tics na escola
» Grupo 3: O uso da mídia televisiva na sala de aula
» Grupo 4: O trabalho de interação entre virtual e presencial
» Grupo 5: O novo papel do professor na docência on line
» Grupo 3: O uso da mídia televisiva na sala de aula
» Grupo 4: O trabalho de interação entre virtual e presencial
» Grupo 5: O novo papel do professor na docência on line
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|